
A inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning (ML) têm se tornado soluções populares nas empresas. Parte disso é porque as companhias conseguem extrair insights a partir dos dados da base de clientes para reter o consumidor e melhorar os processos operacionais.
O Machine Learning é um subconjunto de IA que utiliza algoritmos para analisar dados, aprender com eles e depois fazer previsões com base nesse aprendizado. Ao contrário dos algoritmos estáticos, um aspecto importante do machine learning é que a máquina é “treinada” usando grandes quantidades de dados e algoritmos que garantem à máquina a capacidade de aprender continuamente como executar uma determinada tarefa.
As ferramentas baseadas no machine learning são necessárias para complementar o conjunto atual de ferramentas de segurança. Essas novas ferramentas ajudam as organizações a identificar e mitigar a nova geração de violações de segurança que visam tanto as superfícies de ataque antigas e novas para que não sejam detectadas pelas defesas tradicionais da empresa.
Quais são as vantagens do machine learning?
- 1. Aprendizado com os dados
Há um leque de possibilidades surgindo para as empresas. Isso porque as grandes quantidades de dados disponíveis em um mundo conectado, a capacidade de processamento dos computadores e as soluções em armazenamento de dados empresariais exigem novos comportamentos dos gestores.
O machine learning é a aplicação que torna possível analisar altos volumes de dados complexos, e as máquinas ainda aprendem com eles. Com o auxílio dessa tecnologia, é viável criar algoritmos eficazes que possam fazer previsões de cenários livres dos erros provocados por fator humano.
- 2. Aumento da produtividade
O machine learning pode substituir e automatizar vários dos processos internos que até pouco tempo atrás só poderiam ser desempenhados por seres humanos. E mais, as tarefas ganham em velocidade e assertividade.
- 3. Redução de custos
Além de elevar a produtividade da companhia, a aprendizagem de máquina também facilita a substituição de serviços prestados por fornecedores por soluções mais práticas. Podemos citar o uso dos sistemas de machine learning que leem cláusulas contratuais e traduzem o linguajar jurídico para termos mais compreensíveis, por exemplo.
Grande parte dos nossos equipamentos já possuem a tecnologia IA + machine learning integrados na própria interface.