
Uma pesquisa recente do Future Forum descobriu que 58% dos trabalhadores do conhecimento já seguem um padrão de trabalho híbrido: “A flexibilidade é a expectativa – e cada vez mais a norma”, conclui o relatório. Um maior crescimento no trabalho flexível é uma certeza. Esses padrões de trabalho em constante mudança tornam a flexibilidade na segurança cada vez mais crítica. Escolher a solução certa de controle de acesso fará uma grande diferença.
Trabalho em escritório, teletrabalho, trabalho em casa (WFH), espaços de coworking e hotdesking: todos esses hábitos e horários agora fazem parte da mistura, em quase todos os lugares.
À medida que o “dia de trabalho” fixo diminui, as pessoas entram e saem em horários diferentes, com horários variáveis, padrões irregulares e uma mistura de diferentes locais onde trabalham. Isso representa um desafio para o qual muitos sistemas de controle de acesso e fluxos de trabalho existentes não foram criados para atender.
Muitas das velhas certezas são substituídas por perguntas. Agora, como posso garantir que as pessoas certas — e apenas as pessoas certas — tenham acesso contínuo quando precisarem? Como promover uma sensação de conforto e segurança entre os usuários do local de trabalho — e tranquilidade para os gerentes das instalações — mesmo quando as pessoas entram e saem em padrões menos previsíveis do dia a dia?
O papel do controle de acesso: mesmas demandas, novos desafios
O controle de acesso sempre foi crítico para a segurança do prédio. Mudar os padrões de trabalho, no entanto, significa monitorar e filtrar quem pode ir aonde – e em que horários – está se tornando ainda mais essencial. Eles garantem que funcionários e visitantes se movam com segurança e conveniência para dentro e fora do local de trabalho.
A segurança mecânica de fechadura e chave estabeleceu séculos de confiança. Funciona. Mas não é flexível nem inteligente o suficiente para enfrentar esses novos desafios.
O controle de acesso eletrônico, por outro lado, tem essa flexibilidade. E a maneira mais rápida de implementá-lo - para permitir uma mudança rápida e eficiente para garantir o trabalho híbrido - é sem fio.
A vantagem sem fio para locais de trabalho modernos
O controle ativado por fechaduras sem fio alimentadas por bateria gerenciadas por um software intuitivo dá aos gerentes de instalação o poder de emitir permissões de acesso mais refinadas. Funcionários, contratados, faxineiros, participantes de eventos e visitantes podem obter o acesso de que precisam - nem mais nem menos.
As credenciais podem ser programadas para destravar as portas em horários específicos, para que os funcionários entrem apenas quando agendados, por exemplo. Os gerentes de instalações podem regular o acesso diário para manter a ocupação do prédio dentro da capacidade.
Mudanças de última hora ou de emergência nos direitos de acesso não são problema, porque as credenciais têm uma flexibilidade que as chaves mecânicas não têm. Com a funcionalidade de gerenciamento remoto, os gerentes de escritório podem realizar qualquer operação remotamente, mesmo que estejam fora das instalações. Em caso de emergência, eles podem trancar ou abrir portas remotamente, por exemplo.
As credenciais móveis oferecem ainda mais: elas podem ser atualizadas sem fio em um instante, por meio de um software que pode fornecer controle em tempo real, de qualquer lugar e 24 horas por dia.
“Um sistema de acesso que oferece este grau de controle, e muito mais, é muito mais fácil de adotar do que muitos empresários e gerentes imaginam”, diz Mikel Gaztañaga da ASSA ABLOY Opening Solutions.
“Ele pode fornecer a espinha dorsal para um gerenciamento mais eficiente de pessoas e sua segurança à medida que o trabalho se torna mais flexível. A solução certa também deve se integrar com importantes serviços flexíveis de escritório, como suporte de tíquetes, reservas de quartos e muito mais.”
Dispositivos sem fio alimentados por bateria são rápidos de instalar e operar sem nenhuma conexão de rede elétrica. Eles são fáceis de adaptar sem danificar as paredes e usam pouca energia durante o uso, ao contrário das portas com fio equivalentes. Sua economia permite a instalação em muito mais portas do que seria possível com qualquer solução alternativa.
Controle de acesso flexível necessário para um espaço de coworking flexível
No setor de coworking, o acesso flexível aos escritórios é uma prioridade. À medida que o espaço “fixo” alugado pelas corporações começa a cair, espera-se que os espaços de coworking continuem crescendo. Em uma pesquisa recente, 69% das grandes empresas “identificaram o espaço de escritório flexível como a comodidade mais procurada do futuro”.
Para se destacar da concorrência, os fundadores da ULab em Alicante queriam o que há de mais moderno em segurança, acessibilidade e design para criar seu centro de negócios do século XXI.
Flexível e sem fio, um sistema SMARTair® oferece controle de acesso em tempo real à ULab por meio de credenciais fáceis de programar e reprogramar. Os gerentes da ULab escolheram Openow, a solução Mobile Key para SMARTair. Ele oferece aos residentes do espaço de trabalho a opção de carregar chaves virtuais em seus smartphones. É elegante, eficiente e oferece aos usuários e gerentes do ULab ainda mais flexibilidade.
O software SMARTair gerencia o acesso para os 100 usuários diários da ULab. Eles também têm a flexibilidade de receber muito mais visitantes quando o espaço do evento estiver cheio.
“Além do tráfego diário regular, o tráfego semanal pode quase multiplicar por 10 se um evento for realizado”, diz Enrique Burgos Pérez, Diretor da ULab. “Precisávamos de um sistema de controle de acesso tão flexível e conveniente quanto o SMARTair.”