
As mais recentes câmeras de imagem térmica capturam vídeo de alta qualidade na escuridão, mau tempo, fumaça espessa ou locais obscuros. O resultado? Mesmo aqueles que trabalham nos locais mais desafiadores podem melhorar a segurança e a segurança operacional e responder rapidamente a todos os incidentes.
Dizem que uma imagem conta mais que mil palavras - e isso certamente vale para a vigilância por vídeo. As câmeras de vigilância dão às organizações uma riqueza de dados visuais para tomar decisões melhores e mais inteligentes. Mais importante ainda, eles podem fornecer essas informações rapidamente, para uma resposta rápida quando mais importa.
Mas o que acontece quando há algum tipo de barreira no caminho da visão da câmera? As câmeras de vídeo normais não conseguem ver coisas como folhagem, pouca luz, fumaça espessa ou escuridão. E, no entanto, seria incrivelmente valioso ter os olhos em cena à noite, em locais desafiadores ou perigosos, ou quando houver risco de incêndio.
Portanto, é um alívio saber que um tipo de câmera está à altura do trabalho: uma câmera de imagem térmica.
Imagem térmica: a super câmera infravermelha
A rigor, essas câmeras não veem: elas visualizam. As câmeras de imagem térmica usam sensores de calor para medir a energia infravermelha que irradia dos elementos dentro de seu campo de visão, traduzindo as temperaturas variáveis em uma imagem. Naturalmente, elementos como edifícios ou folhagens serão frios, enquanto qualquer coisa que emita calor ou consome energia - pessoas, animais, veículos, luzes, fogo etc. - será quente. O resultado é uma imagem contrastante de quente e frio, com os itens mais quentes mais claramente visíveis, mesmo que ocultos.
Isso torna a imagem térmica ideal para evitar incidentes de segurança e para responder rapidamente quando eles ocorrem.
Prevenção de incidentes mais inteligente, resposta mais rápida
Um uso particularmente eficaz é a segurança no perímetro. Uma câmera térmica pode captar o calor de uma pessoa, veículo ou objeto em movimento, mesmo nos locais mais escuros - e mesmo quando os intrusos estão vestidos de preto.
Locais em risco de incêndio ou superaquecimento também se beneficiarão enormemente. A geração de imagens térmicas pode ser usada para varrer constantemente os locais em busca de anomalias de temperatura, tornando-o ideal para a prevenção de incêndio ou impedindo o superaquecimento do equipamento. Em caso de incêndio, pode permitir que os bombeiros "vejam" a fumaça, identificando se e onde as pessoas estão presas. Além disso, pode revelar a parte mais quente de um incêndio, permitindo que eles concentrem seus esforços de socorro.
A imagem térmica também é uma solução econômica. Como não precisa de iluminação para detecção, não há necessidade de instalações de luz caras. Além disso, ele funciona com faixas de detecção mais longas que o CCTV tradicional, o que significa que menos câmeras, polos e outros equipamentos são necessários.