
Garantir a segurança do aluno no campus é uma prioridade para todos os estabelecimentos de ensino. Abaixo, compartilhamos 4 maneiras pelas quais a vigilância por vídeo de ponta, alimentada por inteligência artificial (IA), pode transformar a segurança dos alunos em escolas e faculdades de todos os tamanhos.
As escolas têm o dever de cuidar dos jovens que ensinam. A segurança dos estudantes no campus é fundamental. E, no entanto, os incidentes de crime nas escolas são surpreendentemente altos.
De acordo com o principal relatório da Coalizão Global para Proteger a Educação contra Ataques (GCPEA) de 2018, existem mais de 12.700 ataques identificados de 2013 a 2017, prejudicando mais de 21.000 estudantes e educadores em pelo menos 70 países.
Em uma tentativa de resolver isso, mais e mais estabelecimentos de ensino estão implantando as mais recentes tecnologias de vigilância por vídeo em todo o campus. Com o uso de câmeras HD compactas e poderosas, com inteligência artificial incorporada e tecnologias de aprendizado profundo, as escolas podem promover um ambiente de aprendizado mais seguro para os estudantes, evitar perigos como roubo, arrombamentos e entradas/saídas não autorizadas.
O poder do vídeo IA
1. Ele identifica entradas não autorizadas
Uma das maiores preocupações dos cuidadores e funcionários da escola são as pessoas não autorizadas que entram no prédio da escola. Portanto, o sistema de vídeo de reconhecimento facial de hoje oferece uma solução ideal. Perfeito para entradas de escolas e prédios restritos, a tecnologia pode trabalhar em conjunto com sistemas de controle de acesso, garantindo que apenas alunos e funcionários autorizados possam entrar nas instalações. Também pode identificar indivíduos específicos que não têm permissão para entrar em um edifício, acionando um alarme se tentarem fazê-lo.
A clareza da imagem é absolutamente fundamental para esse recurso, por isso é importante escolher câmeras de reconhecimento facial que apresentem amplo alcance dinâmico (WDR) e desempenho com pouca luz. Essas câmeras possuem inteligência embutida para compensar uma variedade de condições desafiadoras, como a luz de fundo em um dia claro (quando a luz atrás de uma pessoa que entra é mais brilhante que a luz ambiente interna) ou em uma noite escura.
2. Protege o perímetro interno e externo
Não importa se é um campus fechado ou aberto, ainda existem áreas críticas que precisam de atenção especial quando a segurança no local não é garantida, como playgrounds abertos apenas para aulas, faixas de incêndio, além de laboratórios escolares e salas de arquivo. Portanto, é reconfortante que os sistemas de vigilância por vídeo de hoje sejam projetados para alertar a equipe de segurança sobre invasões no momento em que ocorrem. As tecnologias de IA baseadas em aprendizado profundo podem analisar de maneira inteligente o conteúdo dos feeds de vídeo, identificando se é um ser humano, um veículo ou outros objetos insignificantes e acionam um alarme quando indivíduos ou veículos ultrapassam certos limites em locais pré-determinados em qualquer lugar dentro do recinto da escola.
3. Pode monitorar o acesso do veículo
Os sistemas de reconhecimento automático de chapa de matrícula (ANPR) identificam os números de licença de carros que entram na entrada ou no portão de estacionamento de uma escola e acionam um alarme se um veículo não autorizado for detectado. Para uma camada adicional de segurança, o ANPR pode ser acoplado à tecnologia de reconhecimento facial para identificar se o motorista é conhecido.
Da mesma forma, as câmeras com inteligência artificial podem ser programadas para identificar comportamentos suspeitos de dirigir, como acelerar ou dirigir na direção errada. Além disso, eles podem ser usados para monitorar a conformidade com as restrições; por exemplo, garantir que apenas veículos pré-aprovados, como ônibus escolares, possam estacionar em um determinado local.
De fato, as mais recentes câmeras de monitoramento de tráfego também podem agregar valor; por meio da tecnologia de aprendizado profundo, eles podem identificar e classificar veículos, distinguindo tamanho, marca, modelo e cor, para fornecer às equipes de segurança informações adicionais valiosas no caso de um incidente.
4. Não requer monitoramento constante
Os alertas inteligentes oferecidos pelos atuais sistemas de vigilância por vídeo com inteligência artificial podem liberar equipes de segurança, para que eles não precisem mais monitorar as telas de vídeo em uma mesa. O software analisa os feeds de vídeo em tempo real e aciona um alarme quando há um problema - permitindo que a equipe de segurança gaste um tempo valioso em outras atividades, como patrulhar o local.
Esse recurso é especialmente valioso para a vigilância antes/depois do horário escolar ou nos fins de semana. A equipe de vigilância pode optar por receber quaisquer alarmes por meio de um aplicativo em seu dispositivo móvel, garantindo que eles ainda possam responder a problemas em tempo real.